Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Justiça de MS dá prazo de 15 dias para Estado matricular candidato ao Curso de Soldado PM que participou do certame antes dos 18 anos

A menor idade não é óbice para participação nas fases do concurso.

O Juiz Alexandre Branco Pucci homologou a sentença proferida pela Juiz Leiga Maria Silvia martins Maia, nos autos do Processo nº 0808140-19.2015.8.12.0110, tramitado no Juizado Especial da Fazenda Pública da Comarca de Campo Grande, em que foi arguida a convocação e matrícula de candidato com 17 anos e em vias de completar os 18 anos.

Tratou-se de candidato ao Curso de Soldado PM inscrito no Concurso Público de Provas para ingresso no Curso de Formação de Soldados PM/2013 para posterior investidura no cargo de Soldado PM, conforme Edital nº 1/2013 - SAD/SEJUSP/PMMS.

O candidato foi aprovado em todas as fases do certame e impedido de se matricular no Curso de Formação de Soldados PM por estar com a idade abaixo da prevista no edital, não possuir CNH e certificado de conclusão do ensino médio, nos termos da Lei nº 3.808/2009.

A decisão foi no sentido de que a precisão legal se apresenta desproporcional e desarrazoada, uma vez que o entendimento do STF e STJ é no sentido de que o preenchimento dos requisitos da idade mínima e demais documentos, de ordem objetiva, devem ser exigidos na data da posse e não dantes, quando da matrícula no curso de formação que é um dos requisitos para a posse e exercício.

Na verdade, nos concursos em duas etapas, a primeira é o concurso público propriamente dito e a segunda, requisito para a posse no cargo e exercício das funções, ou seja, provimento de cargo originário.

O Estado de MS ainda pode recorrer da decisão, via Recurso Inominado, nos termos da Lei nº 9.099/95, no entanto, os precedentes dos Tribunais Superiores são no sentido da decisão homologada.

  • Sobre o autorSó os covardes e os preguiçosos não sabem suportar o mal nem recuperar o bem.
  • Publicações6
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações114
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-de-ms-da-prazo-de-15-dias-para-estado-matricular-candidato-ao-curso-de-soldado-pm-que-participou-do-certame-antes-dos-18-anos/341122605

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)